Destaques Gerais
Pesquisa cria tijolos de garrafas pet
Escrito por Administrator
Qua, 06 de Abril de 2011 15:10
PDF Imprimir E-mail

Com um mercado em crescimento acelerado nos últimos anos, as embalagens pet tomaram conta do setor de envasamento. É na forma de garrafas de refrigerante que elas são mais conhecidas, mas o polietileno tereftalato - a resina termoplástica que compõe o pet - pode ser reciclado e empregado em diferentes funções, como, por exemplo, a fabricação de cadeiras, tapetes, linhas, cordas, vassouras, escovas de dente e travesseiros.

No laboratório de Engenharia Química, no Centro Tecnológico da UFPA, o recém-graduado Neílton da Silva Tapajós, descobriu mais uma nova função para as garrafas plásticas: a fabricação de tijolos para a construção civil.

O tijolo criado por Neílton foi apresentado como tese de graduação em Engenharia Química e se originou da combinação individual do pet com gesso, cimento, resina cristal e caroço moído de açaí. O melhor resultado para o objetivo proposto, a construção civil, foi alcançado na combinação com o cimento.

Última atualização em Qua, 06 de Abril de 2011 15:10
 
Garrafas PET reduzem custos para resfriamento evaporativo
Escrito por Administrator
Qua, 06 de Abril de 2011 15:04
PDF Imprimir E-mail

A maioria dos processos industriais produz calor, o qual deve ser rejeitado. Na grande totalidade dos casos, esse calor é cedido para a água. Por questões ambientais e econômicas, essa água deve ser reaproveitada passando por outro sistema que a resfria, que, na maioria dos casos, trata-se de uma torre de resfriamento.
 
Com o objetivo de baixar o custo dos itens utilizados na torre, por meio do reuso de um material reciclado, um grupo de pesquisa do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE (GET – Grupo de Engenharia Térmica) analisou o comportamento dos gargalos de garrafas PET, como um novo material para enchimento de sistemas de arrefecimento evaporativos. O uso deste material visa, principalmente, ao aperfeiçoamento de torres de resfriamento, podendo também ser utilizado em quaisquer sistemas de arrefecimento evaporativo.

Última atualização em Qua, 06 de Abril de 2011 15:06
 
Telhado Pet
Escrito por Administrator
Qui, 09 de Dezembro de 2010 13:21
PDF Imprimir E-mail

Telhado feito com material pet

O uso de garrafas PET em tapetes, bases de pufes, luminárias e sistemas de aquecimento solar já é conhecido. Pois no segmento de materiais de construção, o tal polietieleno tereftalato também vem ganhando destaque. Em Manaus, o engenheiro eletrônico Luiz Antônio Pereira Formariz começou a investir na resina, tradicionalmente usadas em embalagens de refrigerante e água mineral, para fazer telhas. Assim, fundou a empresa Telhas Leve. O custo do metro quadrado do produto duas vezes mais alto que o da telha convencional de barro porém, devido à sua leveza, o gasto com a estrutura do telhado custa um quarto do preço da tradicional.

Última atualização em Qui, 09 de Dezembro de 2010 19:42
 
Plastico reciclado, em vez de madeira
Escrito por Administrator
Qui, 09 de Dezembro de 2010 13:19
PDF Imprimir E-mail

O uso de formas plásticas com 50% de material reciclado(garrafas PET) na estrutura de prédios é uma maneira eficiente de reduzir a quase zero a quantidade de madeira empregada numa obra. É o que afirma o engenheiro Luiz Edmundo Pereira, sócio-diretor da Premag/Impacto Rio, que adota a técnica ecologicamente correta desde 2007.

Produzido pela empresa no Ceará – a partir de garrafas PET recolhidas por cerca de mil catadores da região – o chamado “plasterit” substitui os compensados de madeira tradicionalmente utilizados como suporte para a confecção de laje plana “tipo cogumelo” (que é feita de concreto protendido, não necessitando de vigas).

Última atualização em Dom, 12 de Dezembro de 2010 22:00
 

Connect: